domingo, 6 de janeiro de 2013

Voz do Professor - Paulo Roberto Santos


"Daqui pra frente
Tudo vai ser diferente
Você tem que aprender a ser gente
Seu orgulho não vale nada, nada."
(Erasmo e Roberto Carlos, O inimitável, Canção "Se você pensa", CBS, 1968)

Este é o trecho da canção “Se você pensa”, de Erasmo e Roberto Carlos, que minha mãe conta que eu gostava de cantar quando criança. Aos dois anos de idade eu já demonstrava uma tendência libertadora em minha vida, que trago, significativamente, para a produção científica na academia. Nesta perspectiva emancipadora, que assim sejam as Ciências...

“A poesia e a arte continuam a desvendar lógicas profundas e insuspeitadas do inconsciente coletivo, da vida cotidiana e do destino humano. A ciência é apenas uma forma de expressão dessa busca, não exclusiva, não definitiva.” (Maria Cecília Minayo, Pesquisa social: teoria, método e criatividade, Vozes, 2010, p. 9)
“Provocar nos estudantes, e também na população em geral, a curiosidade e levá-los a se dar conta do papel que a ciência tem em suas vidas, exige trabalho em classe, na escola e fora dela – na família, entre amigos, na comunidade e nos centros de ciência etc. – como parte dos direitos, em uma sociedade democrática, de conhecer e optar.” (Myriam Krasilchik e Martha Marandino, Ensino de Ciências e cidadania, Moderna, 2004, p. 21)

Que assim sejam
(Roberto Poeta)*

Que as Ciências sejam para “atletas”, “hospitaleiros” e “pluraristas”
E não mais para “amebas”, “hospedeiros” e “parasitas”.
Que as mentalidades estejam voltadas para a reflexão
E não mais limitem-se ao ensino de reprodução.

Que sejam pelo “exercício de cidadania”
E não para a “formação de mão de obra”
Em que o aluno apenas copia
E decora a matéria para a prova.

Que sejam pela transformação curricular
E pela libertação da metodologia transmissional.
Que visem uma dimensão interdisciplinar
Pela Pedagogia Ambiental.

Que agucem o estudante à curiosidade
E para uma consciência cultural, cívica e prática.
Que assim sejam pela afetividade
E pela concepção de uma sociedade democrática!

*Paulo Roberto Santos - Licenciando em Pedagogia FFP/UERJ

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